Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

28 de Março de 2015 às 00:09

Equipa Sub12 em bom nível em prova experimental no Porto

Equipa Sub12 em bom nível em prova experimental no Porto

O Clube do Povo de Esgueira foi o único do distrito que foi convidado para, no último fim de semana, marcar presença numa etapa experimental de minibasquete da Associação de Basquetebol do Porto.

Ao contrário do que é habitual neste escalão, a pontuação dos jogos foi registada, não houve substituições, todos as equipas/atletas jogaram o mesmo tempo etc, etc.  Estas são apenas algumas das características que diferenciam este evento dos comuns e que têm como objetivo principal apresentar um jogo mais formal aos pequenos praticantes, vincando os aspectos positivos da competição, mas procurando, acima de tudo, valorizar a importância que a superação e o esforço têm tanto no desporto como na vida.

A competição decorreu em Gaia, com a participação de nove equipas, que foram distribuídas por três grupos, na qual fizeram dois jogos de manhã e outro tantos de tarde.

A nossa equipa esteve, a todos os níveis, em grande destaque. De manhã, derrotou o Guifões, por 62-55, e empatou com o BC Gaia, a 74 pontos. Consequentemente, assegurou o primeiro lugar do grupo e da parte da tarde mediu forças com as melhores equipas dos outros dois grupos. Derrotou o Clube 5 Basket, por 43-41, e perdeu com o FC Gaia, por 61-48. Como o conjunto gaiense foi derrotado por Clube 5 Basket, por 69-56, após dois prolongamentos, as três equipas ficaram empatadas com uma vitória e uma derrota, mas o desempate foi favorável ao FC Gaia, que venceu a prova, deixando o Clube 5 Basket e o Clube do Povo de Esgueira nas posições seguintes, respetivamente.

Resumindo, o balanço foi excelente. A etapa confirmou o crescimento e evolução deste grupo de atletas, que viveram uma óptima experiência no campo e fora dele, sobressaindo, ainda, o bom espírito de equipa.
Perante as formações do Porto, com jogadores mais altos e fortes fisicamente, nunca desistiram, jogando de igual para igual de forma muito unida e coletiva, transmitindo uma boa imagem do clube, da equipa e deles próprios.
O comportamento foi, realmente, muito bom dentro de campo, nas bancadas e fora do campo, nomeadamente no picnic efetuado.

Nota final para o apoio incondicional dos pais e familiares ao longo de todo o dia.