Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

21 de Janeiro de 2018 às 23:12

Esgueira/Oli garante apuramento histórico para a Final 8

Esgueira/Oli garante apuramento histórico para a Final 8

O Clube do Povo de Esgueira irá, pela primeira vez na sua história, marcar presença na fase decisiva da Taça de Portugal. Na Final 8, que irá decorrer em Braga, entre os dias 15 e 18 de Março, será mesmo a única equipa da Proliga presente - Benfica, FC Porto, Illiabum, CAB Madeira, Galitos FC, Eléctrico e Terceira são as restantes formações apuradas.

A nossa equipa entrou em campo consciente da importância da partida e ficou claro que queria entrar na história do clube. Galvanizada por um ambiente fantástico, que só se vê em Esgueira, começou muito bem o jogo, demonstrando que tinha superado bem a derrota da véspera diante do mesmo opositor. Contudo, do outro lado do campo, estava uma equipa forte, com muitos atributos e que não estava disposta a dar de mão beijada a presença na Final 8.

Assim, e apesar do Esgueira ter estado muito mais tempo na liderança do marcador, assistiu-se a um jogo extremamente equilibrado e emotivo. A nossa equipa, com Samuel Lóio em destaque (18 pontos na primeira parte - nem parece que esteve tanto tempo parado por lesão), chegou ao intervalo na frente (41-39) e à entrada para o último período vencia por 61-56. Contudo, a quatro minutos fim, viu o Maia Basket assumir a liderança do marcador (66-70). Nesse momento, revelou capacidade não só para ir buscar o jogo, como para construir uma pequena vantagem que lhe permitiu gerir o encontro nos instantes finais e, sobretudo, somar uma saborosa e importante vitória.

Num belo e intenso espetáculo, Bolon Sauané acabou por ser o MVP do Esgueira, ao terminar a partida com 15 pontos, 10 ressaltos e 8 faltas provocadas. Destaque, ainda, para 16 pontos e 13 ressaltos de Dee Franklin, para os 22 pontos de Samuel Lóio e, ainda, para os 14 pontos convertidos por Pedro Seabra. Ver estatística aqui.

No Canal Youtube do Clube do Povo Esgueira pode ver ou rever a partida, assim como ver os comentários relativos ao jogo e ao apuramento para a Final 8 de Pedro Costa, Samuel Lóio e, ainda, de Jorge Caetano, presidente do clube.

Foto cedida gentilmente pelo fotógrafo Ricardo Carvalhal (Diário de Aveiro)