Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

16 de Março de 2018 às 21:45

Esgueira/Oli comprova qualidade ao mais alto nível

Esgueira/Oli comprova qualidade ao mais alto nível

Brilhante! A estreia da nossa equipa sénior masculina na Final 8 da Taça de Portugal não defraudou as expetativas, muito pelo contrário, e comprovou o que já sabíamos. Temos uma equipa que não se esconde, com uma grande personalidade e carácter, com qualidade e capaz de proporcionar grandes espetáculos de basquetebol e que se bate sempre, mas sempre, até ao fim em todos os jogos pelo melhor resultado. É verdade que perdeu, por 78-93, frente ao Terceira Basket, mas é como tivesse ganho, face à excelente imagem que deixou, não obstante as (grandes) diferenças que na realidade existem entre as duas equipas.

Apesar de ter pela frente uma formação da Liga, com outro potencial físico e que, por exemplo, tem três atletas estrangeiros, a formação de Pedro Costa teve uma entrada fantástica em jogo, jogando taco a taco com o seu opositor, conseguindo mesmo terminar o primeiro período na frente (22-20), após 10 minutos de grande qualidade ofensiva.

Na segundo período, o conjunto insular entrou a todo gás e efetuou um parcial de 14-0, colocando o marcador em 24-36. A nossa equipa conseguiu reagir, começou a marcar pontos, mas não evitou chegar ao intervalo a perder por 14 pontos (38-52).

O Terceira, após o descanso, voltou a ter uma boa entrada, mas a nossa equipa conseguiu, numa fase inicial, manter a diferença perto dos 10 pontos. Contudo, na parte final, o Terceira aproveitou vários lançamentos de 3 pontos falhados da nossa equipa para fugir no marcador, entrando para o último período a vencer por 74-52.

Como o jogo estava, muito provavelmente houve quem pensasse que o quarto período seria um passeio para o Lusitânia e que não teria qualquer tipo de história. Puro engano! A nossa equipa, já se sabe, nunca desiste e a verdade é que proporcionou um grande último período, ao ponto de, a 2.31 minutos do fim, estar a perder por 76-86, isto depois de ter, inclusive, baixado a barreira dos dez pontos (70-79). A reação da nossa equipa durante este quarto, que de resto venceu (26-19), obrigou ao técnico contrário a recolocar em campo os seus “pesos pesados”, de forma à surpresa não ser ainda maior.

Numa boa exibição coletiva num jogo em que os nossos jogadores foram de uma entrega fantástica, é impossível não destacar a atuação de Dee Franklin. O nosso norte-americano, que assinou várias jogadas espetaculares, de levantar o pavilhão, acabou o jogo com 36 pontos e 7 ressaltos. Destaque, ainda, para as boas atuações de Bruno Fernando, que foi um guerreiro na luta das tabelas, e do base Pedro Seabra – terminaram o encontro com 11 e 12 pontos, respetivamente.

Palavra final para os adeptos do Clube do Povo de Esgueira que foram a Braga. Foram verdadeiramente incansáveis no apoio à nossa equipa do primeiro ao último minuto, o que também não é propriamente uma novidade. Obrigado!

Refira-se que, domingo, voltamos a jogar, agora para o campeonato. Às 18 horas, recebemos o Belenenses e a nossa equipa merece casa cheia para retomar o caminho das vitórias.