Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

13 de Maio de 2018 às 23:48

Esgueira/Oli ascende à elite 20 anos depois

Esgueira/Oli ascende à elite 20 anos depois

O Clube do Povo de Esgueira assegurou, este domingo, a promoção à Liga Placard, consumando o regresso à elite do basquetebol 20 anos depois da sua última presença na principal prova nacional. Um momento histórico testemunhado por um pavilhão novamente lotado, ávido de ajudar a equipa a eliminar o Maia Basket na meia-final do paly-off e, consequentemente, de festejar uma nova subida - a terceira em oito épocas.

Essa simbiose perfeita entre a equipa e os adeptos do clube foi, ao longo da época, um dos segredos do êxito da formação liderada por Pedro Costa, e, ontem, voltou a não ser diferente.

A partida, comparativamente à de sábado, foi mais difícil, como já seria de esperar, mas também não deixa de ser verdade que após um triplo mesmo no final do primeiro período (22-19) a nossa equipa não mais deixou o comando do marcador. Ao intervalo vencia por por 10 pontos (43-33), sendo que no arranque da segunda parte chegou a ter 19 pontos à maior (52-33) após um parcial de 9-0.

O Maia Basket, uma formação com valor, nunca “atirou a toalha ao chão” e a sua atitude foi premiada: a 4 minutos do fim perdia por 64-61. A nossa equipa abanou, mas não caiu. Apoiada pelos fantástico adeptos, voltou assentar o seu jogo, o que lhe permitiu construir uma vantagem que, depois, soube gerir, acabando por vencer por 79-67.

Bolon Sauané voltou a ser o MVP da partida, com 16 pontos e 8 ressaltos. Dee Franklin, com 26 pontos e 8 ressaltos, Pedro Seabra, com 14 pontos, e Ruben Cotton, com 10, também estiveram em bom plano.

Agora, segue-se a final da Proliga, que será frente ao Imortal. Em campo vão entrar aquelas que foram mesmo as duas melhores equipas da prova ao longo de toda a época.