Clube do Povo de Esgueira

Clube do Povo de Esgueira

8 de Dezembro de 2018 às 18:27

Esgueira Aveiro/Oli perde com o FC Porto num jogo fantástico

Esgueira Aveiro/Oli perde com o FC Porto num jogo fantástico

Hoje, em canal aberto, uma vez que o jogo foi transmitido pela RTP2, foi possível mostrar a todo o país, e não só, que não há melhores adeptos, nem tão pouco melhor pavilhão para se jogar basquetebol em Portugal. Os adeptos do Clube do Povo de Esgueira e o Caldeirão são verdadeiramente mágicos.

Desportivamente, o embate com o FC Porto não terminou com o resultado que todos nós desejaríamos - o Esgueira Aveiro/Oli perdeu, por 82-93 -, mas a verdade é que o jogo foi um verdadeiro hino ao basquetebol. Os nossos atletas, liderados por Pedro Costa deixaram, mais uma vez, tudo dentro de campo, obrigando o FC Porto a suar, e muito, para sair de Esgueira com o triunfo.

O jogo até chegou a parecer que seria fácil para os azuis-e-brancos, que são uma equipa com outro tipo de argumentos e que jogam para ser campeões nacionais. Entraram em campo com a lição bem estudada, a pressionar alto e a fazer sistematicamente 2x1 na defesa, nomeadamente a Ty Toney, conseguindo travar o nosso ataque, que marcou apenas 14 pontos nos primeiros 10 minutos. Depois, para além de dominar as zonas próximas do cesto, mostrou-se extremamente eficaz em ataque, marcando cinco triplos no primeiro quarto, que acabou a vencer por 33-14.

Contudo, a reação do Esgueira Aveiro/Oli no segundo quarto foi fantástica. A jogar de forma entusiasmante em ataque e a defender a um nível altíssimo, aquecendo ainda mais o já escaldante ambiente, reduziu a diferença para apenas 3 pontos (39-42), após um parcial de 25-9. Foi a sua melhor fase no jogo. Depois, até ao intervalo, seguiram-se 2.30 minutos sem marcar pontos, o que possibilitou ao FC Porto ir para o descanso a vencer por 39-48.

Na segunda parte, com um parcial de 11-2, o Esgueira Aveiro/Oli rapidamente reequilibrou o marcador e assistiu-se a um jogo bem equilibrado, com cestos de parte a parte, ainda que o FC Porto tenha ganho ligeira vantagem na ponta final, entrando para os últimos 10 minutos a vencer por 63-71.

Uma nova reentrada em grande permitiu à nossa equipa recuperar e, inclusivamente, passar para a frente (79-75), quando faltavam 6.25 minutos para o fim. Contudo, poucos segundos depois, o nosso poste Clint Robinson foi excluído com cinco faltas e o FC Porto aproveitou esse facto para carregar na tabela ofensiva. Por sua vez, o nosso ataque “parou”, acabando os azuis-e-brancos por carimbar a vitória, num jogo que foi verdadeiramente espetacular e que confirmou que não vai ser fácil a nenhuma equipa vencer no nosso pavilhão.

Clint Robinson (9 pontos e 9 ressalto), Greg Alexander (29 pontos e 4 assistências) e Ty Toney, estatisticamente o “MVP” do encontro, com 21 pontos e 8 assistências, foram os atletas em maior destaque na nossa equipa, que na próxima jornada joga no recinto da Oliveirense, campeã nacional em título.